Notícias
Conselheira toma posse e ocupa cadeira do Ministério Público de Contas no TCE-PA - 15/02/2016
Após um ano de trâmites legais, tomou posse como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes. A vaga havia sido aberta com a aposentadoria do conselheiro Ivan Barbosa da Cunha e, o escolhido, pelo governador do estado, necessariamente, precisa integrar o quadro de membros do Ministério Público de Contas.
Então procuradora, Rosa Crispino e outros três membros – Silaine Karine Vendramin, Guilherme da Costa Sperry e Stephenson Oliveira Victer – foram considerados habilitados pelo TCE-PA, que, após votação, encaminhou lista tríplice ao governador Simão Jatene com o nome da conselheira, do procurador Guilherme Sperry e do Subprocurador Stephenson Victer.
Em seu discurso, o Procurador Geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPC-PA), Antônio Maria Filgueiras Cavalcante, ressaltou que a conselheira levará ao TCE-PA a experiência e o saber adquiridos em 21 anos de serviços prestados à sociedade paraense.
Já Rosa Crispino, falando pela primeira vez na condição de conselheira, afirmou que, como conselheira oriunda do MPC-PA, continuará defendendo a autonomia e independência do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, o qual, atuando ao lado do TCE-PA, “forma um sistema de controle externo atualizado, resultante de conquistas históricas e que reflete a evolução da sociedade brasileira, sendo parceiros técnicos na missão de orientar o poder legislativo no exercício desse controle”.
Ao encerrar a solenidade, o presidente do TCE-PA, conselheiro Luis Cunha afirmou que a nova conselheira “é uma pessoa especial, que conhece o sistema de controle externo há mais de vinte anos; uma servidora pública exemplar e estudiosa, que vai servir com excelência à sociedade paraense”.