Notícias


Ministério Público de Contas propõe inspeção extraordinária no Hospital Regional de Salinas - 13/09/2016

O Ministério Público de Contas (MPC-PA) propôs e o pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) aprovou, por unanimidade, na sessão do último dia 8, a instauração de inspeção extraordinária no Hospital Regional de Salinas (HRS) com o objetivo de verificar se o controle de estoque do hospital já foi regularizado e, caso não o tenha sido, para que o fato seja devidamente apurado, a fim de quantificar eventual dano e identificar os responsáveis.

Quando da análise das contas de 2011 do HRS o procurador de contas Guilherme da Costa Sperry identificou uma série de irregularidades e inconsistências no controle de estoque de medicamentos e materiais médicos do órgão, tendo ficado evidenciada a ocorrência de falhas com grande potencial para resultar em prejuízo aos cofres públicos estaduais.

“A falta de controle ou o controle ruim dos estoques é que permite o extravio, o desperdício, a perda da validade e até mesmo o furto dos materiais, foi por isso que pedimos a fiscalização”, explicou Sperry. De acordo com o procurador de contas é preciso verificar como está sendo realizado atualmente o controle, com o objetivo de preservar o erário e garantir os meios indispensáveis ao atendimento da população.

A proposta foi levada ao plenário do TCE-PA pelo conselheiro Nelson Chaves, relator do processo das contas de 2011 do HRS, e tem prazo de 90 dias para ser concluída, ainda estando pendente de definição a data de início dos trabalhos.

Processo nº 2012/50099-1
Resolução nº 18.841



Notícia atualizada em 23/09/2016