Notícias
Pedido de representação do MPC-PA gera inspeção na Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso. - 15/12/2016
A representação proposta pelo Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) para apurar as condições das instalações da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso provocou inspeção no local realizada no início do mês por auditores de controle externo do TCE-PA. O objetivo da visita foi verificar a veracidade de notícias veiculadas pela imprensa local, relatando a denúncia de vários estudantes sobre as condições precárias da estrutura física da escola.
Durante a visita, os auditores encontraram cadeiras, ares-condicionados e vidros quebrados, entre outros problemas. A escola, uma das mais tradicionais de Belém, possui cerca de 3.000 alunos matriculados, os quais hoje sofrem com as instalações precárias do prédio.
A coordenadora do Conselho Escolar, Madalena Pavão, ressaltou a qualidade do ensino ofertado aos estudantes na escola, destacando, ainda, a falta de atenção com a estrutura física do prédio: “Os reparos já realizados foram mínimos diante da necessidade da Escola. Aqui, o ensino é de ótima qualidade, mas as condições físicas nos prejudicam. Os alunos e professores adoecem porque a sala de aula não tem ventilação, e, com o ar condicionado quebrado, o ambiente fica insuportável, sem falar das infiltrações nas paredes e dos problemas da rede elétrica. Esta escola está abandona pelo poder público”, contou.
Para o MPC-PA, a constatação dos fatos denunciados reforça a necessidade urgente de atuação da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Na representação, entre outros pedidos, foi requerido o reparo imediato da estrutura física da escola, com o conserto dos bebedouros e dos ares-condicionados – e, se for o caso, que sejam adquiridos novos equipamentos com as mesmas funções –, além da adequação do fornecimento contínuo de água para o uso dos estudantes, dos professores, dos funcionários, e da impermeabilização do teto das salas de aula e de dependências em que haja goteiras.
Serviço:
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: [email protected]