Notícias
Procuradores de Contas prestigiam cerimônia de posse da nova Presidência do TCE-PA - 01/02/2017
O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Felipe Rosa Cruz e os procuradores de contas Antonio Maria Filgueiras, Silaine Vendramin, Guilherme Sperry, Patrick Mesquita, Deíla Maia e Stanley Botti estiveram presentes na terça-feira, 31, na cerimônia de posse da nova presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA).
A sessão solene foi aberta pelo conselheiro Luis Cunha, que em seu discurso de transmissão de cargo, fez um balanço de sua gestão citando os principais resultados alcançados e destacando o apoio que recebeu dos conselheiros e servidores do Tribunal.
“Fizemos um trabalho integrado e de permanente interação. Nossa gestão foi focada na gestão de pessoas, no controle social, na tecnologia da informação, no Planejamento Estratégico e no Plano de Gestão, onde ressaltamos a realização do concurso público, a implantação do PCCR, do banco de horas, a capacitação de servidores, de jurisdicionados e dos membros, além do processo eletrônico, da instalação da rede WIFI, entre outras ações neste período”, destacou o conselheiro Luis Cunha.
A cerimônia seguiu com a leitura, a assinatura do termo de posse dos novos dirigentes e o pronunciamento da nova presidente, conselheira Lourdes Lima, que destacou o papel do TCE-PA para a fiscalização e controle das contas públicas. “Nossa meta é modernizar as ações do controle externo e cumprir cada vez melhor nosso papel, que ajuda a fortalecer as políticas públicas”, enfatizou Lourdes Lima. A presidente ainda ressaltou a atenção que a sua gestão dará à necessidade do fortalecimento de parcerias com o Legislativo, Executivo, Judiciário e os órgãos ministeriais.
O Procurador-Geral do MPC-PA, Felipe Cruz, fez o discurso de saudação aos empossados, lembrando a importância do TCE-PA para a consolidação do controle externo brasileiro e o respeito da corte de contas no relacionamento com outras instituições, citando, em especial, o Ministério Público de Contas.
“A atuação afinada com o parquet especializado sempre teve por acentos bases eminentemente republicanas. As prerrogativas funcionais dos seus membros e sua mais absoluta autonomia administrativa e financeira, jamais sofreram qualquer golpe, pois, sabe-se que o enfraquecimento de um certamente precede a ruina de ambos. Neste aspecto, o respeito institucional jamais foi confundido com subserviência”. Lembrou o procurador-geral, Felipe Cruz.
O Governador do Estado, Simão Jatene e outras autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário estadual também participaram da solenidade. O chefe do poder executivo estadual encerrou a cerimônia com um breve discurso, onde destacou o trabalho do TCE-PA. “Em um momento em que nosso país está em revisão, os órgãos de controle têm um papel importante pela sua ação cooperativa e de grande desafio institucional. Desejo à conselheira Lourdes e aos conselheiros André e Odilon muito sucesso nessa nova caminhada”, afirmou Simão Jatene.
Serviço:
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: [email protected]
Fotos:
Ascom/TCE-PA
Rodrigo Lima e Fábio Carvalho.