Notícias
Procuradora do MPC-PA participa de reunião de grupo de estudos da ENCCLA - 19/04/2017
A criação de estratégias que facilitem a implementação do controle interno em estados e municípios é o objetivo da Ação 2 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).
O grupo de estudos responsável pela Ação 2/2017, realizou sua segunda reunião na terça-feira, 11, em Brasília (DF), tendo dela participado a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, representando na ocasião a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), entidade colaboradora do grupo.
Durante a reunião foi deliberado o ingresso do Instituto Rio Branco (IRB) no grupo de estudos da Ação 2. O objetivo é que o IRB compartilhe os dados que possui acerca da implementação do controle interno em todos os municípios do Brasil, o que permitirá o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem os gestores a implementá-los nos estados e municípios onde ainda não há controle interno ou aprimorá-los onde estes já existem.
O encontro também tratou sobre o desenvolvimento de curso de Educação à Distância (EAD), realizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, órgão que coordena o grupo de estudos da Ação 2. O curso poderá ser disponibilizado nos sites das escolas de contas para gestores e equipes de trabalho de controle interno.
Além disso, decidiu-se pela criação de cartilha com base no estudo de manuais e guias de implementação de controle interno para ser disponibilizada aos gestores na implementação do controle interno.
A próxima reunião do grupo de estudos ficou agendada para o dia 22 de junho, ocasião em que haverá a apresentação do IRB e do curso EAD da CGU.
Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: [email protected]