Notícias


Procuradores e servidores do MPC-PA participam do VIII Fórum TCE-PA e Jurisdicionados - 26/06/2017

Nos dias 21 e 22, procuradores e servidores do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) participaram da oitava edição do Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.

A abertura do evento foi feita pela presidente da Corte de Contas, conselheira Lourdes Lima, que destacou a contribuição dada pelo Tribunal de Contas do Estado à sociedade paraense ao longo dos seus 70 anos de história, bem como a oportunidade do evento em promover a integração dos participantes em um espaço pensado para discutir ideias e novas práticas.

O primeiro dia do Fórum recebeu o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvécio, responsável pela apresentação da palestra magna “Controle das Políticas Públicas”, que teve como mote a ideia de desenvolvimento ligada à liberdade.

Durante os dois dias de evento, a programação contou ainda com as seguintes palestras: O Contexto das Concessões e PPP’s e a Relevância para a Administração Pública; Governo Digital – Estratégia de Governança; O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas; O Papel dos Tribunais no Acompanhamento e Fiscalização das Concessões; Modelo de Gestão Previdenciária – Previdência Complementar; e Os Desafios da Governança Pública no Atual Cenário Econômico.

Para o servidor do Departamento de Aquisição, Contratos e Convênios do MPC-PA Akyson Ferreira da Silva, eventos desta magnitude contribuem para o aprimoramento profissional e refletem de forma positiva na execução eficiente do trabalho no serviço público. Ele também destaca a inovação da transmissão em tempo real, via internet, do Fórum.  

“A inovação da transmissão ao vivo pela internet possibilitou o alcance e a maior interação do público, que teve a chance de visualizar e interagir acerca das temáticas abordadas por renomados palestrantes como Eduardo Costa, que tratou da questão das perdas que o Estado do Pará sofre com a Lei Kandir”. Akyson continua e acrescenta, “tenho uma grande satisfação de ter participado como servidor deste Fórum, pois tive a chance de obter aprimoramento e capacitação profissional para o melhor desempenho das minhas atividades públicas, e como cidadão adquiri novos conhecimentos no que diz respeito a transparência das contas públicas e a aplicação correta dos recursos”. Concluiu o servidor do MPC-PA.

O procurador do MPC-PA Stanley Botti falou sobre a participação e apoio do órgão no Fórum, destacando a importância de sua realização para o desenvolvimento do trabalho das instituições responsáveis pelo controle externo. “O TCE-PA, nas pessoas de seus conselheiros e servidores, está de parabéns por promover um evento que contou, ao mesmo tempo, com palestras sobre temas atuais e relevantes para a cidadania e o controle externo e, também, com uma programação cultural de muito bom gosto. Saímos do Fórum com mais conhecimento e motivação para desempenhar o nosso trabalho. O Ministério Público de Contas do Estado se sente honrado em apoiar um evento desta envergadura e de tamanho relevo para a sociedade paraense”.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: [email protected]