Notícias
Procuradora do MPC-PA participa de 3° reunião de grupo de estudos da Enccla - 29/06/2017
O grupo de estudos responsável pela Ação 2/2017 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) realizou a terceira reunião na quinta-feira, 22, em Brasília (DF), tendo dela participado a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, representando na ocasião, além da instituição que integra, a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), entidade colaboradora do grupo.
O objetivo da Ação 2/2017 é a criação de estratégias que facilitem a implementação do controle interno em estados e municípios.
Durante a reunião foi deliberado sobre a compilação de diversos questionários e a elaboração de um questionário unificado para a análise do controle interno nos estados e municípios para a posterior disponibilização dos dados via internet, formação de ranking e aumento da transparência em nível nacional, com informações unificados sobre o assunto. O encontro também tratou sobre o desenvolvimento de uma cartilha pedagógica e indutora de implementação e boas práticas do controle interno, em uma linguagem menos técnica e mais didática para atingir o público alvo.
Segundo a procuradora Silaine Vendramin a Ampcon será a responsável por elaborar esse questionário unificado, que será de grande valia para ter um raio-x do contole interno em nível nacional, pois será elaborado de forma quantitativa e qualitativa.
“O que se pretende com esse questionário é mensurar a qualidade desse controle interno, para que se possa desenvolver ações de aprimoramento, o que facilitará o controle externo, além de evitar desperdícios, contribuir com a gestão responsável e aumentar a transparência. Com um controle interno técnico e fortalecido a gestão tende a melhorar significativamente”, finaliza Silaine Vendramin.
A próxima reunião do grupo de estudos será no dia 24 de agosto.
Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: [email protected]