Notícias


Direito Sistêmico foi tema de palestra ministrada pelo secretário do MPC-PA para membros e servidores - 25/09/2017

Dando continuidade ao ciclo de ações institucionais de 2017, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) realizou na sexta-feira, 22, para membros e servidores do órgão, a palestra “Direito Sistêmico Aplicado ao MPC-PA: Um novo olhar para as relações”, tema apresentado pelo secretário do órgão, Paulo César Beltrão Rabelo.

O objetivo da palestra foi transmitir aos participantes a visão sistêmica das relações e a sua aplicação para a resolução de conflitos no mundo do direito. Através de um viés psicológico, a visão sistêmica do direito direciona a percepção e o olhar do indivíduo para a origem dos conflitos, das angústias e dos medos, a fim de provocar em cada indivíduo uma autoavaliação e maior compaixão e compreensão com o outro.

“A partir dessa ferramenta é possível você perceber, olhar, acessar algumas coisas que estão no inconsciente, que estão no psiquismo e que nós carregamos das nossas experiências ancestrais ao tentar melhorar as relações do nosso ambiente familiar e de trabalho”, explicou o secretário do MPC-PA Paulo Rabelo.

O palestrante abordou o assunto com base na ciência das constelações familiares sistêmicas desenvolvidas por Bert Helling, a qual obteve após concluir a sua formação na primeira turma de Direito Sistêmico do Brasil. Segundo Rabelo, trazer o tema para o MPC-PA “foi importante para compartilhar a experiência e, quem sabe, pensar em um projeto mais estruturado para o futuro, com a prática da terapia de constelação familiar no MPC-PA”.

Ele ainda destacou a sua percepção acerca da interação dos participantes com tema abordado em sua palestra.

“Apesar de não ter a participação verbal das pessoas, a emoção foi visível, demonstrando a ressonância do tema, nessa lógica conseguir olhar para as coisas que estão ocultas ou represadas e que acabam repercutindo e reverberando na vida pessoal, familiar e profissional. Entendo que a reflexão foi proposta, se avançaremos para a vivência prática isso dependerá da vontade do grupo, acredito que com essa singela contribuição já conseguimos movimentar a energia coletiva”, destacou.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: [email protected]