Notícias
Assinatura do Termo da I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção - 14/12/2018
Na quinta-feira, 13, foi a assinatura do Termo de Cooperação para a realização da I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção. Membros e servidores do órgão, além de diversas autoridades, estiveram presentes no evento, que teve, em paralelo, o lançamento do Plano Estratégico do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), para o período 2019-2024, o lançamento da Ouvidoria/MPC-PA e do Centro de Apoio Operacional (CAO/MPC-PA).
A I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção, evento realizado pelo MPC-PA, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA) e Ministério Público do Trabalho (MPT), tem dentre os seus principais objetivos a aproximação com a sociedade, a promoção da qualidade de vida e, ainda, despertar em crianças, jovens, adultos e idosos, a importância da realização de ações preventivas e de combate à corrupção.
O evento ocorre no sábado, 15 de dezembro, às 7h30, no Parque Estadual do Utinga.
Segundo a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, “a caminhada do MP contra a corrupção nasceu da vontade de unir e fortalecer os diversos ramos do Ministério Público com a sociedade para combater a corrupção, cada um dentro de sua esfera, mas fazendo a sua parte, trocando informações, trabalhando em rede, além de mostrar para a sociedade que pequenos atos podem gerar grandes degradações, principalmente se vistos com naturalidade pelas crianças, futuro de nosso país”, frisou.
Vendramin destaca, ainda, “temos que conscientizar com exemplos e ações que aproximem as instituições da sociedade como a caminhada, que ainda propicia qualidade de vida em um local belíssimo e saudável que é o Parque Estadual do Utinga, e a ação solidária, que resultou na arrecadação de quase meia tonelada de alimentos, que serão entregues no final da caminhada a representantes da comunidade Nova Zelândia, atendendo mais de 40 famílias, cujos pais estão desempregados e em situação de risco. Unidos contra a corrupção, fazendo o bem e estimulando o bem, essa é a vocação do MP brasileiro! ”
O procurador-chefe do Ministério Público Federal, Alan Mansur, comentou sobre a importância da realização do evento, que segundo ele, além de defender a ideia do Ministério Público brasileiro de combate à corrupção, também consegue envolver as pessoas de uma forma lúdica, “de uma forma que as pessoas possam levar essa ideia para a sua área de atuação, para suas escolas, para o seu trabalho e, ainda, mostrar que é importante trabalhar na prevenção. É importante que as futuras gerações saibam o que está acontecendo e possam ser também objeto de mudança e de renovação”, frisou.
Mansur disse, ainda, “essa mensagem tem que ficar e também mostrar que o Ministério Público está unido e vai continuar o combate à corrupção e, também, que o parceiro principal do Ministério Público sempre foi e sempre será a sociedade”, concluiu.
O evento foi prestigiado por autoridades do Estado, dentre elas, o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Pará (MPF), Alan Mansur, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPPA), Gilberto Valente Martins, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPTPA/AP), Cintia Leão, e a procuradora-geral em exercício do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA), Maria Inez Klautau de Mendonça.
Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: [email protected]
Facebook: @mpcpaoficial