Metodologia desenvolvida pela Controladoria Geral do Município de São Paulo foi o ponto de partida para a identificação do esquema que desviou R$ 500 milhões dos cofres públicos municipais.

" /> MPC - Ministério Público de Contas do Estado Pará



Notícias


MPC-PA recebe treinamento da CGM/SP em prevenção e combate à corrupção - 09/12/2014

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará, através de seu Procurador Geral de Contas, Dr. Antonio Maria Filgueiras Cavalcante, participou, nos dias 02 e 03 deste mês, do “Curso de Análise Patrimonial a partir de Declarações Eletrônicas de Bens e Valores” realizado pela Controladoria Geral do Município de São Paulo – CGM/SP.

O evento, prestigiado por representantes de órgãos de controle de 23 estados, dentre os quais o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON, Dr. Diogo Ringenberg, apresentou a metodologia desenvolvida pela CGM/SP que desencadeou a operação Necator, responsável por desbaratar o esquema de desvio de recursos do ISS-Habite-se da capital paulista, o qual causou um prejuízo de mais de R$ 500 milhões àquela municipalidade.

Baseado em elaboradas técnicas de inteligência, que incluem o cruzamento de bases de dados, a utilização de matrizes de risco e o mapeamento de fluxos de caixa, o sistema tem despertado o interesse de diversos entes do país – que receberão os códigos-fontes para instalação local - por ter se mostrado um mecanismo eficiente e de baixo custo na prevenção e combate à corrupção.

Para o Dr. Antonio Maria Cavalcante - que se fez acompanhar da Analista de Sistemas do Órgão, a servidora Carolina Martins Victer - trata-se de um importante passo no fortalecimento da parceria entre o MPC/PA e a CGM/SP, formalizada com o Termo de Cooperação firmado em junho deste ano. Segundo Cavalcante, “O instrumento ora disponibilizado pela Controladoria é um mecanismo potente e de baixo custo na prevenção e combate à corrupção, vindo ao encontro da atuação preventiva e pedagógica que tem sido a tônica de nossa gestão à frente do Parquet de Contas Estadual.”