Notícias


Iniciou a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei Contra a Corrupção - 19/08/2015

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará participou do lançamento da campanha Dez Medidas Contra a Corrupção (www.dezmedidas.mpf.mp.br), promovido pelo Ministério Público Federal em parceria com o Ministério Público do Estado, que sediou o evento oficial no Pará.

O Procurador Geral de Contas, Dr. Antonio Maria Filgueiras Cavalcante participou da cerimônia, comprovando o empenho dos Ministérios Públicos Contas de todo país, na luta contra a corrupção. 

A meta é coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil visando a proposição de projeto de lei de iniciativa popular, com o objetivo de evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro, com reflexo no Poder Judiciário. A proposta é que haja um ponto de coleta de assinaturas, em cada local que houver uma unidade do Ministério Público.

Entre as instituições públicas que também participam da campanha, estão a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público do Trabalho. Representantes de organizações sociais, como sindicatos, organizações não governamentais e associações classistas, e integrantes de órgãos públicos de Belém e interior do Estado manifestaram total apoio a essa importante iniciativa.
As 10 medidas contra a corrupção propostas são:
  1. Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação.
  2. Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos.
  3. Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores.
  4. Eficiência dos recursos no processo penal.
  5. Celeridade nas ações de improbidade administrativa.
  6. Reforma do sistema de prescrição penal.
  7. Ajustes nas nulidades penais.
  8. Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2.
  9. Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado.
  10. Recuperação do lucro derivado do crime.