Notícias


Ministério Público de Contas esteve na Praça da República coletando assinaturas para o Projeto '10 Medidas contra a Corrupção' - 08/09/2015

Domingo passado, dia 06 de setembro, o Ministério Público de Contas esteve com um stand na Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique, onde o cidadão pode receber informações sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular ‘10 Medidas contra a Corrupção’ e exercer sua cidadania assinando o Projeto.


“Foram 1.608 assinaturas só na parte da manhã, superando a expectativa que tínhamos de 1.000 assinaturas” – celebrou Silaine Vendramin, Procuradora do Ministério Público de Contas, entusiasmada com o sucesso da mobilização.


“A população está ávida por mudanças, eles estão indignados com a situação do País. Muitos foram na Praça da República só para assinar o Projeto”, disse Silaine.


O sr. José Eduardo Pontes, aposentado, assinou e fez questão de registrar tudo para colocar na internet e ajudar a coletar mais assinaturas durante a semana.


A sra. Gilvania Soter, cidadã que colaborou com o projeto, disse que só com as assinaturas e a mobilização popular conseguiremos mudar o Brasil. “O povo não pode ficar passivo diante de tanta corrupção, devemos cobrar dos políticos atitudes honestas e escolher com consciência nossos representantes”, afirmou ela.


Para conseguir mais de 1,5 milhões de assinatura, este projeto vem sendo concretizado por todos os ramos do Ministério Público dos Estados da Federação, através de iniciativas junto aos cidadãos para a coleta de assinaturas.

Estimativas da ONU apontam que R$ 200 bilhões são desviados do Brasil por ano devido à corrupção. Este valor permitiria triplicar os investimentos em educação ou saúde ou multiplicar por 5 o investimento em segurança.


O Projeto de Lei de iniciativa popular ‘10 Medidas contra a Corrupção’ idealizado pelo Ministério Público Federal faz parte de um projeto internacional que é o #Corrupçãonão. São 21 países unidos contra a corrupção que compõem a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP).


E o Ministério Público de Contas do Estado do Pará, órgão constitucionalmente incumbido de fiscalizar, com independência e autonomia, a correta aplicação do erário público e lutar contra a corrupção, apoiou o projeto e está realizando diversas ações para a coleta de assinaturas.


Segundo a Procuradora do Ministério Público de Contas Silaine Vendramin a impunidade alimenta a corrupção. Por isso é necessário algumas medidas mais enérgicas e mudanças na estrutura dos ritos processuais para diminuir os casos de prescrição penal e para que os julgamentos aconteçam de forma mais célere, com penas mais rigorosas.


“Estamos vivendo um momento de instabilidade e crise na economia, reflexo da corrupção instaurada, mas a sociedade pode ser a protagonista para mudar essa história. O controle e a conscientização social são fundamentais para a transformação” – diz a procuradora de Contas Silaine Vendramin.


Para você conhecer melhor as 10 medidas, basta acessar o site www.10medidas.mpf.mp.br.


Dentre essas medidas estão a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, ou seja, se a renda do agente não comportar o bens que ele possui, será possível reaver os bens e criminalizá-lo. Além dessa medida, a corrupção passará a ser crime hediondo, não sendo permitida a comutação da pena, ou seja, transformá-la em entrega de cestas básicas e nem o perdão judicial. Desta forma, o criminoso terá que realmente cumprir a pena atrás das grades e devolver todo o dinheiro desviado e o lucro do crime.


Ajude a transformar sua história, baixe a ficha aqui, imprima, assine e entregue no MPC/PA (Av. Nazaré, 766 - entre Quintino e Generalíssimo) até o dia 15/09, das 08 às 14h.

Apareceu na Mídia:

MP de Contas reforça combate à corrupção - Matéria publica no jornal O Liberal no dia 29/08/2015

Ministério Público de Contas e MPF colhem assinaturas para projeto de combate à corrupção - Matéria exibida no programa Bom Dia Pará no dia 04/09/2015

Campanha anticorrupção vai hoje à praça - Matéria publicada no jornal O Liberal no dia 06/09/2015

Ministério Público de Contas e MPF colhem assinaturas para projeto de combate à corrupção - Matéria exibida no programa Bom Dia Pará no dia 07/09/2015

- Paraense adere a projeto anticorrupção - Matéria publicada no jornal O Liberal no dia 07/09/2015

 


Rádio Liberal, no programa Liberal Notícias com Abner Luiz, transmitida no dia 03/09/2015